sábado, 27 de dezembro de 2008

Pedagogia Waldorf

O que é pedagogia? S.f. 1.Estudo teórico ou prático das questões da educação; 2. arte de instruir, ensinar ou educar crianças; 3. conjunto das idéias de um educador prático ou teórico em educação.
Rudolf Steiner, filósofo austríaco, desenvolveu a partir de 1906 uma nova forma de pedagogia, posteriormente denominada de Pedagogia Waldorf. Seus estudos iniciaram-se de questionamentos sobre qual seria um posicionamento apropriado da escola em relação à vida cultural, econômica e social daquela época. A pedagogia Waldorf é um projeto educativo integral que se concentra no apoio ao desenvolvimento autônomo da criança. Este princípio está presente no currículo dos níveis escolares e na forma de ensino. Segundo Steiner, o trabalho educacional não deve basear-se apenas em continuidade de trabalhos preliminares bem sucedidos e transmissão de conhecimentos. É preciso estimular e preservar a vontade espontânea de aprender, o espírito de investigação, a disposição para atividade criativa e formação da sociedade. Desta forma, a educação pode ser reconhecida como instrumento para desenvolvimento e transformação.
A pedagogia concebida por Rudolf Steiner destina-se à criança de qualquer classe social, religião e raça, baseando-se no princípio de que todo cidadão tem um direito inalienável a uma educação completa. Em outras palavras, o direito de freqüentar uma escola até a idade de dezoito anos não pode ser negado a quem quer que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário